Comprar pela internet se tornou uma realidade favorável tanto para compradores quanto para vendedores. Para os consumidores, é conveniente ter acesso a uma vasta gama de produtos sem precisar sair de casa, a qualquer hora. Já para quem vende, o e-commerce possibilita atingir clientes em diversas localidades, superando as barreiras de uma loja física.
A tendência de optar pelas compras on-line se revela pelos dados. De acordo com pesquisas do Opinion Box em parceria com a Octadesk, nos últimos seis meses, 56% dos entrevistados disseram que realizam mais compras pela internet do que em estabelecimentos físicos. O que chama a atenção é que 88% dos consumidores adquirem produtos on-line ao menos uma vez por mês.
Para 2025 isso não será diferente, aliás, tende a aumentar. O universo do e-commerce não para de se reinventar, e as inovações prometem mudar a experiência de compra on-line.
As tendências de e-commerce para esse ano mostram como a tecnologia e o comportamento do consumidor estão convergindo para criar possibilidades e experiências mais completas, integradas e personalizadas.
Segundo o portal E-commerce Brasil, a Inteligência Artificial (IA) continuará revolucionando o setor, com recomendações de produtos ainda mais personalizadas, atendimento ao cliente automatizado e eficiência em logística.
Outra tendência é a integração total entre canais on-line e físicos, criando uma experiência omnichannel de verdade. O consumidor de 2025 quer conveniência e fluidez. Para isso, as empresas estão investindo em tecnologias que conectam sistemas e permitem uma experiência de compra coesa.
Também não dá para esquecer das redes sociais. Elas funcionam como vitrines digitais, pois, segundo o levantamento, 66% dos consumidores afirmam que pesquisam produtos por essas plataformas. Dessa forma, as empresas que enxergam o potencial desses canais saem na frente de seus concorrentes.
A sustentabilidade também está entre as principais tendências do e-commerce para 2025. Os consumidores estão em busca de transparência. Eles desejam entender a origem do produto, o processo de fabricação e qual é o efeito de sua compra no meio
ambiente. Empresas que adotam práticas sustentáveis, ganham a preferência dos clientes.
O futuro do e-commerce está concentrado na melhor experiência de compra automatizada e personalizada. Realizar a sua própria pesquisa de mercado pode ser a chave para obter uma compreensão mais profunda dos comportamentos, necessidades e expectativas do seu público-alvo.