O mês de agosto é especialmente importante para a Yes. No dia 14, a empresa comemora seus 15 anos de história.
O mês de agosto é especialmente importante para a Yes. No dia 14, a empresa comemora seus 15 anos de história. Neste período, foram dezenas de eventos realizados de Norte a Sul do país, reunindo centenas de indústrias expositoras, milhares de lojistas e movimentando milhões em negócios. A empresa se destaca por ser pioneira nas ações de fortalecimento do varejo e revolucionou os eventos de negócios com o formato "showroom", onde o produto e a relação comercial com o cliente têm destaque e são os protagonistas.
Toda essa inovação rendeu alguns importantes reconhecimentos. O formato exclusivo “showroom”, criado pela empresa, tem o direito de propriedade intelectual registrado no Ministério da Cultura em 2016. Além disso, a Yes foi reconhecida por dois anos consecutivos no Prêmio Top Móbile, na categoria “Marca mais lembrada em Feiras/Showroom”.
As comemorações dos 15 anos estão rodando o país. Em todas as suas feiras realizadas ao longo deste ano, a Yes dedicou um momento para celebrar junto com os lojistas, representantes comerciais e indústrias expositoras. Em algumas cidades o evento foi à noite, após a feira, e em outras, como na Yes Móvel Show Pará, a comemoração aconteceu de forma simultânea, dentro do evento.
Eles contam
Para celebrar essa data tão importante, nada melhor do que ouvir as histórias de quem entende do assunto. Conversamos com o time da Yes para saber: qual a sua lembrança mais marcante com a Yes? Confira algumas respostas e vivencie com a gente esses 15 anos de grandes histórias.
“São muitas memórias e é até difícil escolher uma só. Lembro que em 2009, ainda no desafio de realizar a 1ª Espírito Santo Móvel Show, fui a São Paulo participar de um evento de soluções e fornecedores de serviços para eventos. Como a feira era em um anexo do Anhembi, me hospedei no Holliday Inn, mas cheguei antes do horário de check-in. Por isso, resolvi dar uma volta pra passar o tempo. Quando olhei para o pavilhão principal do Anhembi, ele estava literalmente embalado para presente. Era o Super Casas Bahia. Não pensei duas vezes e abandonei o evento “sobre eventos”, que era o meu foco principal da viagem, e fui ter uma aula de experiência de visitação no Super Casas Bahia. Ali eu ainda sem saber direito, aprendi e visualizei muitas aplicações e experiências que, após alguns anos, conseguiríamos colocar em prática com o formato “showroom”. Outra lembrança que não tenho como não compartilhar é quando eu chamei o Fabrício pra uma conversa no meu escritório. Naquele momento, eu precisava muito de ajuda nos âmbitos administrativos e financeiros da Yes. Virei pra ele, apontei pra minha mesa toda desarrumada e cheia de papéis e falei: vem ser meu sócio na empresa. Você me ajuda organizando essa bagunça e me deixa ir pra rua vender que vamos ganhar dinheiro juntos”.
Erisson Matos, diretor
“Com 15 anos de história são muitas lembranças. Têm os momentos marcantes de dificuldades, de sucesso e conquistas que a gente experimenta. É uma montanha-russa, como qualquer empresa. Mas quando falamos dos 15 anos, eu me lembro de uma história que reflete um pouco a nossa essência, que sempre foi mais “mão na massa”, que construía tudo dentro das nossas possibilidades. Lembro de um evento que fizemos em Feira de Santana (BA) e fomos de carro de Vila Velha (ES), uma viagem longa e muito cansativa. Eu estava proibido de dirigir o carro porque bati dois meses antes, então Erisson e Marquinhos dividiam a direção. Os dois eram muito teimosos e não queriam seguir o GPS nunca, e sempre se perdiam. E para Feira de Santana não foi diferente. Entramos por um caminho que não era o principal, passamos por uma cidade muito esquisita, cheia de quebra-molas. E toda vez que passávamos por um quebra-molas, o porta-malas abria... Parávamos pra fechar e seguíamos na estrada. Em uma dessas, caíam as sacolas, as roupas... Um grande perrengue. E chegando à Feira de Santana, a estrutura do evento foi muito difícil. O lugar não tinha parte elétrica que sustentava o porte do evento. São essas lembranças dos perrengues que a gente passou para fazer a coisa acontecer”.
Fabrício Matos, diretor
“Em janeiro de 2023, quando a gente organizou o encontro da Yes no Espírito Santo. Eu tinha três meses de empresa, só conhecia pessoalmente as meninas do escritório de Vila Velha e encontrar todo mundo fisicamente para um dia de conhecimento e passeio foi muito legal. Finalizamos o dia com um churrasco na casa do Erisson e fizemos uma roda onde todo mundo falou um pouquinho sobre a Yes. Esse dia me marcou”.
Marianny Gomes, gerente de Marketing
“Minha lembrança mais marcante com a Yes foi na Yes Móvel Show São Paulo 2023, quando a avenida principal de acesso ao evento, a Av. Olavo Fontoura, estava interditada para a realização da Fórmula-e. Erisson, junto com a diretoria do Anhembi, foi conversar com a diretoria da SPturs para liberarem o acesso nos dias da realização do evento da Yes. Depois de muita conversa, o acesso foi liberado. O que mais marcou nesse dia foi a enorme quantidade de carros entrando no estacionamento. Um sentimento de dever cumprido e com a promessa de ser um grande evento. Nessa feira, foram mais de 9 mil pessoas. Essa foi a nossa virada de chave. Um grande evento mudou tudo e para melhor”.
Ronne Ruas, coordenador de Eventos
“Eventos, mesmo seguindo um padrão, sempre trazem desafios. Em quase dois anos na Yes, vivenciei muitos momentos marcantes, mas um em especial foi na feira da Bahia, em 2023. Tivemos um problema com o hotel dos lojistas e, em pouco tempo, realocamos todos para outro hotel com uma equipe de apenas três pessoas dedicadas a essa função. Foi um desafio grande, mas deu certo, contando também com a ajuda do Erisson, que transportou lojistas no próprio carro. A Yes realiza grandes eventos com uma equipe reduzida e tem sócios muito presentes e ativos nos processos, o que torna o sentimento de dever cumprido ao final de cada evento ainda mais gratificante”.
Thaís Louzado, analista de Marketing
“Uma lembrança que me marcou muito foi um desafio que a Yes me deu e, internamente, confesso que duvidei que conseguiria. Mas fiz com todo o coração e dedicação. Não sabia falar espanhol (ainda não sei) e precisava conversar com lojistas neste idioma. Tivemos uma professora, cinco aulas antes das ligações, não era a quantidade de aulas suficiente para entender tantos sotaques, mas o trabalho precisava ser feito. Recebi pessoalmente no aeroporto lojistas de outros países. Consegui recebê-los e direcioná-los em todo o processo do evento. Tudo ocorreu tão naturalmente que não percebi que tinha feito o que achava que não conseguiria fazer. Foi minha primeira viagem a trabalho e a que mais me marcou. Costumo dizer que a Yes acreditou em mim antes de eu mesma acreditar”.
Natalha Rodrigues, coordenadora de Atendimento
“Já tive vários momentos marcantes na Yes, uma delas foi onde pude estar no evento do Pará 2024 a trabalho e pude rever meu esposo que está lá trabalhando há cinco meses. A Yes vem proporcionando aos seus colaboradores momentos de descontração, harmonia e encorajamento ao realizar os trabalhos. Eu só tenho a agradecer por fazer parte da família Yes”.
Michele Alves Bergamin Cargo, assistente de Viagens
“Foram vários momentos marcantes nesses 15 anos. Mas o mais marcante foi nosso primeiro evento de São Paulo. Ele havia sido cancelado devido a pandemia e foi muito triste na época. Mas quando fizemos o primeiro evento pós-pandemia, foi emocionante. Aí que nascia um evento grande, audacioso e que hoje é nosso maior evento. Veio para resgatar uma feira nacional que existia na capital paulista. E isso pra mim é um orgulho muito grande”.
Cidinha Leal, executiva de Contas
“Estou na Yes há pouco tempo, mas já vivi uma experiência incrível ao ver o evento do Pará acontecer. Foi emocionante. Nossa equipe, apesar de pequena, conseguiu realizar um evento memorável. Cada detalhe foi pensado com carinho, desde o carpete lisinho até a representação vibrante do regionalismo na feira. Isso é a essência da Yes. Sinto um orgulho imenso em fazer parte desse time tão especial. Estou muito animada para viver todos os outros eventos”.
Isabella Loss, analista de Marketing
“Tenho uma coleção de memórias preciosas com a Yes e duas experiências se destacam. A mais marcante foi a preparação para a Yes Móvel Show São Paulo 2020 Edição Ouro. Este evento representou um desafio significativo para toda a equipe, sendo nossa primeira incursão no maior evento da Yes. Iniciamos os preparativos com dois anos de antecedência, mas, infelizmente, tivemos que adiar devido à pandemia. No entanto, essa adversidade não ofuscou o brilho e a grandiosidade do evento, que acabou sendo realizado com sucesso dois anos depois. Outra lembrança significativa foi quando fui convidada a integrar a equipe de Belo Horizonte. Aos 24 anos, enfrentei a maior experiência profissional da minha carreira, em um estado diferente, distante da família e dos amigos. Esse momento marcou indelével minha trajetória na Yes”.
Camila Melo Soares, assistente comercial