Estilo de vida, cultura, demografia, cores, materiais, economia e público-alvo. Esses são alguns dos principais pontos observados pelas indústrias de móveis na hora de definir as tendências para o setor, que fazem curadoria de forma cuidadosa por meio de pesquisas e observação do mercado.
É o caso da Seat&Co, indústria parceira da Yes e pioneira nacional na fabricação de cadeiras de alta qualidade. Sunny Lucas, gerente de Marketing da empresa, explicou um pouco sobre o processo de observação, pesquisa e estudo que leva à definição das tendências do setor.
Como são definidas as tendências do setor de móveis? Existe alguma pesquisa ou fonte considerada “oficial” para essas definições?
Temos alguns sites que usamos como fonte. Porém, na maioria das vezes, a curadoria é feita de forma cuidadosa, observamos muito o mercado e as marcas que estão presentes, além dos nossos concorrentes e, principalmente, o nosso mercado interno.
Quais são os principais pontos observados na hora de definir as tendências do setor?
Primeiramente, estilo de vida e cultura. Analisamos as mudanças no estilo de vida e como isso influencia nas preferências em móveis. Tendências culturais e sociais também são um ponto que costumamos ver, pois podem impactar o design e a funcionalidade dos móveis. Afinal, eles devem atender o cliente.
Outro ponto é o design funcional, já que o nosso foco sempre foi o design limpo, valorizando a funcionalidade e a estética simples do produto, criando móveis minimalistas e versáteis que se adaptam a diferentes espaços.
Por fim, também destaco pontos como demografia, cores, materiais, economia e público-alvo, que são levados em consideração para definirmos qualquer tendência.
Especificamente no setor de móveis vemos uma tendência de indústrias que acabam repetindo os mesmos mobiliários em suas coleções. Como a indústria se comporta para fazer diferente, chamar a atenção e sair na frente para atrair o olhar do consumidor?
Buscamos sempre trazer sentimento atrelado aos nossos produtos, pois sabemos que o cliente está procurando por experiências. Também procuramos entender o problema do mercado e mensurar as expectativas do que eles esperam receber ao adquirir um produto Seat&Co, levando em consideração pontos como sustentabilidade, design inovador, personalização, experiência do cliente, colabs e parcerias, materiais, preço e marketing na hora de apresentar o produto.