Sustentabilidade, tecnologia, minimalismo e móveis retrô serão os destaques no próximo ano.
Com a proximidade de um novo ano, as atenções se direcionam para as tendências que marcarão 2025. No que diz respeito a móveis e decoração, arquitetos e designers destacam que as experiências sensoriais, a aplicação de inteligência artificial e a consciência ambiental estarão em evidência no próximo ano.
As pesquisas apontam para peças multifuncionais, o uso de materiais ecológicos e a personalização como prioridades nas escolhas de consumidores e marcas. Além disso, a praticidade também será uma das principais demandas em 2025, segundo especialistas.
De acordo com uma pesquisa da CNN Brasil, a sustentabilidade segue em alta no design de móveis. Em 2025, espera-se um aumento no uso de materiais recicláveis, madeira de reflorestamento e alternativas ao plástico, como compostos ecológicos e tecidos naturais.
Outra característica que ganhará ainda mais destaque no próximo ano são os móveis com tecnologia integrada. Já é possível controlar a iluminação, climatização e eletrodomésticos por meio de sistemas de automação integrados, e a tendência é que o uso dessas ferramentas continue crescendo.
Ainda segundo a pesquisa da CNN Brasil, o minimalismo continuará a dominar o design de interiores, com móveis que priorizam a funcionalidade e a simplicidade. O famoso “menos é mais” tende a permanecer com formas clean, cores neutras e foco na praticidade.
O que também vem com tudo é o estilo retrô, itens dos anos 70, 80 e 90 também estarão em alta, mas com um toque moderno e tecnológico. Cores vibrantes, formas geométricas e o uso de materiais como veludo e madeira farão o retorno do estilo vintage.