Quando o assunto é e-commerce de móveis, podemos imaginar a complexidade da logística em um cenário de grandes desafios, que exigem soluções especializadas. O transporte de itens volumosos e pesados, juntamente com as expectativas dos consumidores, são questões cruciais do cotidiano e requerem estratégias bem definidas, conforme explicou a gerente comercial e logística da ViggLog, Karina Rangel.
Em uma apresentação recente, realizada na Arena da Yes Móvel Show Minas Gerais 2024, Karina destacou que a logística é um elemento essencial no e-commerce de móveis e que seu impacto vai além da simples entrega, envolvendo uma série de processos que precisam ser cuidadosamente geridos.
“Os primeiros desafios que a gente encontra são exatamente o limite geográfico. Ao mesmo tempo que ele rompe as nossas barreiras de venda, a gente tem um grande desafio, se não tivermos bons parceiros logísticos”.
Ela completa: “Porque quando eu vendo dentro da minha área de abrangência, de uma loja física, é fácil resolver qualquer questão de um problema que tenho com o consumidor. Agora, se eu tenho um problema a mil km de distância, já fica muito mais difícil de resolver, então eu dependo realmente de uma transportadora que me ajude nesse segmento”.
Para enfrentar esses desafios, a palestrante explicou que optar por transportadoras que possuam uma frota própria e uma estrutura adequada é essencial para garantir maior controle sobre a operação, especialmente durante períodos de alta demanda, como o final do ano.
Além disso, segundo Karina, implementar um sistema de rastreio eficiente e oferecer um atendimento ágil ao cliente são essenciais para evitar reclamações e assegurar a satisfação do consumidor.
Ela finaliza deixando uma dica aos participantes sobre o chamado custo invisível. “É crucial analisar não apenas os custos diretos de transporte, mas também os custos invisíveis, essa é uma conta que chega em algum momento dentro da nossa empresa”. Para Karina, o futuro da prestação de serviço está na parceria que agregue valor ao negócio.