Mão de obra qualificada e o desenvolvimento do sistema logístico. Esses são pontos de atenção e desafios levantados por empresários e representantes comerciais do setor de móveis, eletros e colchões, revelados em pesquisa recente feita pela Radar, a pedido das Organizações Yes.
O levantamento, realizado durante a Yes Móvel Show São Paulo deste ano, mostrou que a insatisfação com alguns aspectos que impactam o negócio pode afetar a confiança, como por exemplo a taxa de juros e as condições oferecidas pelos bancos, além dos fatores econômicos como mão de obra e a logística.
Para superar o desafio da qualificação dos trabalhadores, os varejistas podem adotar algumas estratégias, como investimento em treinamento, oferta de incentivos e benefícios, e o uso da tecnologia a favor do negócio. Veja abaixo algumas sugestões do especialista em gestão de negócios Roberto Simão.
1. Investir em Treinamento e Desenvolvimento
Oferecer treinamento contínuo para desenvolver habilidades interpessoais e garantir que os funcionários compreendam a importância do atendimento ao cliente.
2. Oferecer Incentivos e Benefícios Atraentes
Criar programas de incentivo e benefícios para atrair e reter funcionários talentosos, reconhecendo seu papel crítico no sucesso da empresa.
3. Adotar Tecnologia
Automatizar tarefas repetitivas e burocráticas com a ajuda da tecnologia para que os funcionários possam se concentrar mais em outras atividades.
4. Desenvolver uma Cultura de Atendimento ao Cliente
Promover uma cultura organizacional que valorize o atendimento ao cliente e recompense aqueles que o entregam consistentemente.
5. Colaboração com Instituições de Ensino
Estabelecer parcerias com instituições de ensino para criar programas de aprendizado prático que preparem os estudantes para carreiras no varejo.