Para os especialistas, aderir às boas práticas de gestão de estoque proporciona muitos benefícios para a loja e suporte para ter previsibilidade de itens. Os principais perfis são o estoque de antecipação ou sazonal, estoque consignado e o estoque de contingência.
O gerenciamento deles pode ser realizado por planilhas e de modo mais manual, como também com a ajuda de softwares de gestão. O importante é sempre manter o histórico do estoque preservado e disponível para consulta, caso seja necessário, de maneira que qualquer pessoa, até um novo funcionário, consiga identificar com facilidade os itens disponíveis.
Neste cenário, o controle deve ser condizente com a realidade, o que favorece as finanças, reduzindo os custos e eliminando a possibilidade de prejuízos. É importante, por exemplo, ter sempre bem calculado o que é preciso comprar para repor o estoque de produtos que saem muito.
Na outra ponta, segundo especialistas, é necessário estar atento para conseguir liberar itens “encalhados” para gerar dinheiro e dar espaço aos produtos que vendem mais, mesmo que seja necessário vende-los por um preço inferior ao de venda.