Pesquisas apontam um crescimento superior a 9% nas vendas em relação a 2023
Uma das datas mais aguardadas pelo varejo, a Black Friday se aproxima e promete um crescimento de 9,1% nas vendas em relação a 2023. Segundo dados da Confi.Neotrust, divulgados pelo E-commerce Brasil, espera-se que o faturamento, especialmente no e-commerce, alcance um valor de R$ 9,3 bilhões entre a quinta-feira e o domingo de promoções.
Esse otimismo também se reflete no aumento da confiança entre as empresas. De acordo com uma pesquisa do Reclame Aqui, mais de 75% dos varejistas acreditam que as vendas deste ano superarão as da edição anterior.
A pesquisa também revelou que, com o objetivo de oferecer boas experiências de compra, 40,12% dos varejistas fizeram o planejamento para a Black Friday em agosto, antecipando as ações para lidar com o aumento da demanda.
Vale lembrar que esse evento comercial acontece sempre na última sexta-feira de novembro, que esse ano será no dia 29. Mas, para atrair a atenção dos consumidores e se destacar em meio à concorrência, 46,91% das empresas afirmaram que realizam promoções de aquecimento semanas antes da data, com estratégias como descontos progressivos (45,68%), promoções de produtos mais vendidos (38,89%), combos (38,58%) e frete grátis (28,09%).
Tendências para a Black Friday 2024
Entre os setores com mais tendência de crescimento está o de eletrodomésticos. Segundo a pesquisa apresentada pelo E-commerce Brasil, os brasileiros devem aproveitar as promoções para renovar seus lares, com uma busca crescente por itens de maior valor. Além disso, categorias como moda e acessórios; eletroportáteis; telefonia; e móveis estão entre os destaques.