Sazonalidade de mercado e os impactos nos negócios
Os impactos da sazonalidade de mercado podem ser positivos ou negativos para um negócio. As mais variadas categorias de segmentos empresariais, em algum momento, já devem ter sido impactadas pelo período sazonal de vendas.
Para conhecer os efeitos de uma sazonalidade, é preciso entender como se comporta a oferta e a demanda de um produto e analisar, historicamente, como esse comportamento se apresenta. Sazonalidade se refere ao período em que a demanda tem uma grande variação e que representa desafios e oportunidades para o varejo.
Mas o que fazer para lidar com um período de baixa nas vendas ?
Preço diferenciado, prazo prolongado de pagamentos e identificação de clientes com potencial de compra são algumas estratégias indicadas pelo especialista em vendas, Joaquim Benedito, para enfrentar esse momento.
De acordo com o especialista, é necessário, em muitos casos, encarar um período de sazonalidade baixa com adequação da equipe ao novo cenário comercial e ampliação da capacidade de armazenamento.
Por outro lado, para o especialista, o período sazonal também oferece oportunidade de mercado. “Empresas que têm um bom planejamento de suprimento, de produção, e que têm uma boa solidez financeira conseguem concentrar todo o seu esforço fabril e comercial nesse momento de pico de consumo e podem até mesmo aumentar a sua participação no mercado”, explica Benedito.