O Instagram se tornou uma ferramenta poderosa para empreendedores que desejam aumentar suas vendas diariamente. Atualmente, mais de 70% das empresas estão presentes no Instagram e, em 2024, 80% dos usuários seguem perfis de empresas.
O Instagram se tornou uma ferramenta poderosa para empreendedores que desejam aumentar suas vendas diariamente. Atualmente, mais de 70% das empresas estão presentes no Instagram e, em 2024, 80% dos usuários seguem perfis de empresas.
Além disso, com a popularização do marketing de influência, aproximadamente 61% dos usuários afirmam já terem adquirido produtos ou serviços com base nas recomendações de influencers, segundo a especialista de pesquisa de mercado online, Opinion Box.
Dessa forma, as lojas, sejam virtuais ou físicas, perceberam que o Instagram é um excelente parceiro para suas estratégias de marketing digital. Flávio Daniel, da Eco Digital, falou sobre isso em palestra realizada recentemente, na Yes Móvel Show Campinas 2024.
Na palestra com o tema "Como usar o Instagram para vender todos os dias na sua loja de móveis" ele explica sobre a importância dessa plataforma no contexto das vendas. Flávio destacou que o Instagram não é apenas um espaço para compartilhar fotos, mas um meio para construir relacionamentos com os clientes.
Um dos pontos principais é a necessidade de criar conteúdo autêntico e envolvente. O palestrante enfatizou que o uso de imagens de alta qualidade, vídeos curtos e histórias interativas ajuda a captar a atenção do público, mas, para isso, é necessário conhecer a sua audiência. “Como a gente cria o nosso conteúdo? Sempre focado no cliente. Se eu não conheço o cliente, eu não posso criar um conteúdo no Instagram”, afirma.
Outro aspecto mencionado foi o uso das funcionalidades do Instagram, como os stories e reels, que proporcionam diferentes formatos para apresentar produtos. A interação com os seguidores, por meio de enquetes e perguntas, também foi destacada como uma maneira eficaz de aumentar o engajamento e o interesse pela compra.
O palestrante também fala da importância dos influenciadores para a divulgação da loja. Como explicado no início do texto, os influencers estão cada vez mais fortes no Brasil, então, é uma boa opção ter alguns representantes da sua marca, principalmente aqueles que possuem valores em comum com o seu nicho.
Flávio Daniel finaliza falando da importância do atendimento ágil e de qualidade nas redes sociais, equiparando-o ao atendimento em uma loja física. Ele conclui: “Para você ter um Instagram, você precisa ter a mesma coragem e o pensamento de uma loja física”.
Fonte de dados: https://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/