Cleiton Berger, Gerente Geral do Gazin Atacado “Competição acirrada e intensa entre as empresas exige estratégias diferenciadas e criativas para se destacar”
Reconhecido como o maior atacadista de eletrodomésticos do Brasil, o Gazin Atacado é um dos expositores da Yes Móvel Show São Paulo, principal evento do varejo de móveis, eletros e colchões no Brasil. Em entrevista ao portal da Comunidade Yes, o Gerente Geral do Gazin Atacado, Cleiton Berger, falou sobre os principais desafios enfrentados no atual cenário de vendas, abordou sobre estratégias e mudanças nas preferências do consumidor, e deu dicas de como se destacar em um ambiente de mercado competitivo.
Quais são os principais desafios enfrentados no atual cenário de vendas?
O cenário de vendas, a meu ver, sempre foi muito competitivo, dinâmico e repleto de desafios. Com a evolução das tecnologias e ferramentas, isso ficou ainda mais evidente. Destaco entre os principais desafios a competição acirrada e intensa entre as empresas, exigindo estratégias diferenciadas e criativas para se destacar. Outro fator extremamente relevante é a mudança no comportamento dos consumidores que estão cada vez mais exigentes e informados, tornando essencial uma abordagem personalizada e focada em experiência. Por fim, a necessidade da adaptação rápida à evolução tecnológica, que exige das empresas estarem sempre atualizadas e preparadas para utilizar novas ferramentas de forma eficaz no processo de vendas.
Como adaptar estratégias de vendas para lidar com as mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores?
Acredito que é fundamental investir em pesquisas de mercado e análise de dados, para compreender suas necessidades em constante evolução. Além disso, oferecer uma abordagem centrada no cliente, com experiências personalizadas, é essencial. Por fim, manter-se flexível e ágil para ajustar as ações conforme as tendências do mercado irá garantir uma adaptação eficaz e assertiva.
Quais são as dicas para se destacar em um ambiente de mercado competitivo?
Nesse ramo volátil, incerto e em constante mutação, a meu ver, não existe uma receita pronta, mas a experiência possibilita algumas dicas simples. Para se destacar nesse ambiente competitivo, é essencial investir na diferenciação do produto ou serviço oferecido, construir e manter relacionamentos sólidos com os clientes e estar sempre atento às tendências e inovações do mercado para se adaptar rapidamente. Temos também obrigações bem definidas e são pontos centrais em qualquer negócio, como focar na qualidade, no atendimento ao cliente e na constante busca pela excelência para garantir uma vantagem diferenciada da concorrência.
Como a tecnologia está sendo incorporada para impulsionar as operações de vendas e superar desafios específicos?
A tecnologia está sendo cada vez mais incorporada em todo o processo de venda. Da prospecção ao pós-venda, otimizando os resultados e impulsionando as vendas ao automatizar processos essenciais, como a análise de dados. Isso permite a tomada de decisões mais rápidas e precisas. Conjuntamente, ferramentas de CRM e A.I estão sendo utilizadas para agilizar e personalizar experiências de compra. Ao incorporar essas soluções, podemos superar inúmeros desafios, como a segmentação de mercado, previsões assertivas de demanda, gerenciamento de estoque, prevenção de rupturas, logística de armazenamento e distribuição entre outros.