Muito se discutiu se as lojas físicas iriam acabar e, observando as tendências dos últimos anos, especialistas acreditam que o setor alcançou um bom equilíbrio entre o físico e o digital. O atendimento presencial ainda é muito valorizado no segmento, mas a necessidade de investir na transformação tecnológica é latente, mesclando as experiências para conquistar o consumidor.
A pesquisa mais recente divulgada pela BRQ em parceria com a Snaq apontou que o varejo brasileiro registrou receita de R$ 1,7 trilhão em 2022, sendo 10,1% desse valor somente de vendas pela internet – cerca de R$ 170 bilhões. Dentro desse cenário, os móveis têm a expressiva participação de 3,4 bilhões, de acordo com estimativa do IEMI – Inteligência de Mercado. Os dados apontam que as vendas de móveis pela internet aumentaram 28 vezes em um período de 10 anos.
Vale reforçar que investir no meio digital não é, necessariamente, ter uma loja on-line. Muitas lojas físicas estão, inclusive, trabalhando com vendas via WhatsApp. Especialistas do IEMI afirmam que essa é uma forma de negociação à distância, mas sem necessidade de investimento em uma loja on-line estruturada, com ferramentas de compras e gastos elevados para o varejista.
Por isso, a recomendação é o que o lojista não tenha medo de levar a transformação digital para o seu negócio. Muitas vezes ela pode parecer desafiadora, mas deve ser explorada de forma lenta e gradual, de acordo com as possibilidades do varejista e de sua equipe. O importante é manter-se atualizado e sempre ao alcance do consumidor.