Diego Araújo, diretor de Marketplace do Mercado Livre fala sobre desafios e expectativas para 2024
Considerado o maior e-commerce da América Latina, com mais de 3,2 milhões de vendedores e mais de 50 milhões de compradores, o Mercado Livre é referência no varejo de ponta a ponta. Em entrevista para o portal da Comunidade Yes, o diretor de Marketplace Diego Araújo falou sobre os desafios e expectativas para 2024, além de reforçar a importância dos eventos para o crescimento do setor.
Yes- Com sua experiência na área de móveis e colchões, quais são os principais desafios do setor?
DA - Hoje o Mercado Livre é o maior e-commerce da América Latina, unindo mais de 3,2 milhões de vendedores a mais de 50 milhões de compradores na América Latina. Sabemos que, com essa liderança, vêm também grandes desafios e responsabilidades, em todas as categorias. Acreditamos que entre os principais desafios, que buscamos endereçar diariamente, está continuar ampliando o sortimento de produtos disponíveis em nossa plataforma, bem como a qualidade da experiência de compra, agilidade na entrega e variedade de meios de pagamentos. No Mercado Livre somos inquietos e estamos sempre inovando para satisfazer as necessidades e superar as expectativas dos consumidores, garantindo uma experiência de compra excepcional. Além disso, a sustentabilidade e a inovação no design são fundamentais para atender à demanda por produtos eco-friendly e ergonomicamente projetados.
O Mercado Livre é uma das referências em questão de varejo e e-commerce no país.
Yes- Qual direcionamento você dá aos pequenos e médios varejistas que ainda estão em processo de adequação ao universo on-line?
DA- Vemos cada vez mais a demanda crescente dos consumidores que encontraram a comodidade de realizar suas compras de forma on-line, seja em marketplaces ou em lojas on-line. Por isso, a digitalização dos negócios é um grande diferencial para o crescimento, assim como aproveitar ao máximo as ferramentas e plataformas disponíveis para melhorar a visibilidade do seu negócio e anúncios. É necessário aprimorar constantemente a experiência do cliente, deixando-a o mais personalizada possível, bem como manter boa gerência de estoque, promovendo uma entrega ágil e de qualidade. No Mercado Livre, por exemplo, aconselhamos utilizar as ferramentas disponíveis em nosso ecossistema para otimizar vendas, como o Mercado Pago para transações seguras e o Mercado Ads para aumentar a relevância dos anúncios. Além disso, o Mercado Shops permite criar lojas on-line gratuitamente, promovendo a profissionalização e desenvolvimento dos vendedores através de recursos educacionais e suporte logístico, reforçando o empreendedorismo no país.
Yes- Como avalia as feiras e eventos específicos para o setor?
É uma oportunidade de conhecer as novidades de perto e fazer networking?
DA- As feiras e eventos do setor são ferramentas valiosas, pois oferecem oportunidades para conhecer as últimas tendências, explorar novas tecnologias e fortalecer redes de contatos, potencializando negócios e parcerias estratégicas. O Mercado Livre, por exemplo, organiza todos os anos o Mercado Livre Experience, maior evento de e-commerce brasileiro, que reforça nossa estratégia de fidelização de sellers, com inúmeros conteúdos para a profissionalização do vendedor, resultando no fomento do empreendedorismo e da economia.
Yes- Acredita que o segmento precisa de mais união?
DA-Acreditamos que a união dentro de qualquer segmento é um ganha-ganha, para enfrentar desafios comuns, compartilhar melhores práticas e promover inovações que beneficiem toda a indústria, melhorando a competitividade e o crescimento do mercado como um todo.
Yes- Quais são as perspectivas para o setor em 2024?
DA- Esperamos um cenário otimista para o setor de móveis e colchões. Antecipamos um aumento na demanda à medida que as pessoas continuam investindo em conforto e bem-estar em suas casas. Estamos preparados para acompanhar essa tendência, oferecendo produtos de qualidade, ampliando nossa oferta e aprimorando ainda mais nossos serviços para atender às crescentes expectativas dos consumidores.