Isso não significa, no entanto, que as lojas físicas estão chegando ao fim, pois, graças aos adeptos do método tradicional, ir presencialmente aos estabelecimentos ainda é indispensável nessa experiência. Pesquisas indicam que, embora as compras on-line continuem tendo a preferência dos consumidores, aqueles que ainda optam por adquirir um produto presencialmente representam ainda quase a metade do público.
De um lado, entra em cena a experiência sensorial, em que os clientes podem ver, tocar, cheirar e experimentar os produtos antes de comprar, o que pode aumentar a confiança e a satisfação do cliente. Além disso, o atendimento personalizado do vendedor é outro diferencial, respondendo às perguntas dos consumidores e fornecendo recomendações com base nas necessidades individuais.
Outro ponto de destaque é que, nas lojas físicas, os clientes podem levar os produtos para casa imediatamente após a compra, sem esperar pelo envio.
Por outro lado, nas lojas on-line, as vantagens também são grandes. Baixos custos operacionais com menos funcionários e sem a necessidade de espaço físico, potencial de alcançar um público maior sem as limitações geográficas e a comodidade dos clientes, que podem fazer compras a qualquer momento e de qualquer lugar, sem precisar sair de casa, são os principais benefícios citados por especialistas.
De acordo com os estudiosos do assunto, a tendência é de um mercado híbrido, onde a integração entre as lojas físicas e o e-commerce ganhe cada vez mais força, com um meio de venda complementando o outro. Não há por que não utilizar todas as ferramentas disponíveis a favor de um negócio.